O Senado marcou para quarta-feira (21/6) a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ex-advogado de Lula, Zanin concorre à vaga aberta pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no dia 11 de abril deste ano.
Para garantir a vaga, Zanin terá que ser aprovado, primeiro, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa. Depois, no mesmo dia, com o sinal verde da CCJ, o seu nome será submetido a votação do plenário do Senado, onde, entre os 81 senadores, ele terá que assegurar um mínimo de 41 votos favoráveis à sua indicação.
Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Se projetou nacional e internacionalmente quando assumiu a defesa do presidente Lula nos processos da Operação Lava-Jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF.
*Com informações da Agência Brasil