A promessa de duplicar o trecho caótico da BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, foi renovada mais uma vez. Agora pela EPR Via Mineira, a nova concessionária que garante que tudo estará pronto até 2032.
Será? A empresa assumiu a concessão há apenas quatro meses, no lugar da Via 040. A antiga concessionária desistiu do contrato após 10 anos de administração errática.
Uma década marcada por promessas de duplicação não cumpridas, inúmeros acidentes, com mortos, feridos e pela cobrança de um pedágio exorbitante, hoje em R$ 12,70 (ou R$ 76,20 ida e volta).
Escaldados pelas promessas vazias, que não os eximem do pagamento do pedágio abusivo, apesar da total falta de segurança, e cansados das promessas vazias, os mineiros, assim como os milhares de usuários daquela estrada, que já ceifou centenas de vidas, aguardam ansiosamente, ao menos, o início das obras.
O compromisso da EPR foi anunciado durante evento realizado nesta segunda-feira (9/12) para apresentar um balanço dos 100 primeiros dias da nova concessão. De acordo com a empresa, desde o início da concessão em 6 de agosto, foram feitas ações de requalificação em trechos considerados críticos da rodovia.
A previsão para duplicar os cerca de 230 quilômetros entre a capital mineira e Juiz de Fora já havia sido feita pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.