O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (5), que irá ligar para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para lhe fazer um convite.
Engana-se quem acha que o motivo da ligação será o tarifaço de 50% que o governo estadunidense decidiu impor sobre os produtos brasileiros a partir desta semana.
Lula disse que Trump não quer conversar sobre isso.
E, por essa razão, resolveu que irá fazer a ligação para convidá-lo a participar da COP30 – a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, marcada para ocorrer em Belém (PA), em novembro.
“Eu não vou ligar para o Trump para comercializar, não, porque ele não quer falar. Mas eu vou ligar para o Trump para convidá-lo para a COP, porque quero saber o que ele pensa da questão climática. Vou ter a gentileza de ligar”, afirmou.
Em seguida, completou: “vou ligar pra ele, para o Xi Jiping, para o (Narendra) Modi. Só não vou ligar para o (Vladimir) Putin, porque o Putin não está podendo viajar. Vou ligar para vários presidentes”.
As afirmações de Lula foram feitas durante reunião no Palácio Itamaraty, do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o “Conselhão”, que reúne ministros, empresários e ativistas para discutir e formular propostas para o governo em diversas áreas.