Os 32 brasileiros que estavam retidos há mais de um mês na Faixa de Gaza chegaram finalmente ao Brasil na noite desta segunda-feira (13). O avião da FAB pousou na Base Aérea de Brasília por volta das 23h30.
Lula foi surpreendido com a notícia trazida por um dos repatriados de que existiria uma outra lista a ser aprovada por Israel com nomes de brasileiros interessados em deixar a zona de guerra. Ele incumbiu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, de continuar buscando a liberação desse novo grupo para traze-los de volta ao Brasil o mais rápido possível.
Lula assumiu também o compromisso de trazer de volta todo cidadão brasileiro que desejar deixar a Faixa de Gaza. “Mesmo que seja um único brasileiro, nós iremos buscá-lo”, disse.
Terrorismo
O presidente aproveitou a oportunidade para voltar a afirmar que Israel, assim como o Hamas, também comete atos de terrorismo ao bombardear Gaza incessantemente e atingir a sua população civil.
“Israel também está cometendo atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra, ao não levar em conta que as mulheres não estão em guerra, ao não levar em conta que não estão matando soldado, estão matando junto crianças”, afirmou.
Lula afirmou ainda que já são mais de 5 mil crianças (mortas) e tem mais de 1,5 mil desaparecidas, que “certamente estão no meio dos escombros”, afirmou. Lula prometeu também ajudar os repatriados a refazerem suas vidas no Brasil.