Condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) fugiu do Brasil para destino ignorado. Ela mesma resolveu comunicar a fuga, afirmando para um canal do YouTube que deixou o país já há alguns dias. Diz que está na Europa, mas não especifica local.
Zambelli foi julgada pela 1ª Turma do STF por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença foi proferida no dia 14/5 deste ano.
Além da prisão, ela foi condenada à perda automática do mandato parlamentar (o que ainda não ocorreu), à inelegibilidade por 8 anos e ao pagamento de multa no valor de R$ 2 milhões por danos morais coletivos.
No comunicado que fez no YouTube, Zambelli diz que foi atrás de “tratamento médico”; que tem cidadania europeia e que está muito “tranquila quanto a isso”. Ela diz também que irá pedir licença do mandato, deixando claro que não tem intenção de voltar para o Brasil.
“Queria anunciar que estou fora do Brasil já faz alguns dias. Eu vim a princípio buscando tratamento médico que eu já fazia aqui e agora eu vou pedir para que eu possa me afastar do cargo. Tem essa possibilidade da Constituição, acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo (Bolsonaro)fez também”, disse Zambelli.
“Vou me basear na Europa. Eu tenho cidadania europeia, então estou muito tranquila em relação a isso. Gostaria de deixar bem claro que não é um abandono do país. Não é desistir do país, muito pelo contrário, é resistir. É voltar a ser a Carla que eu era antes das amarras que essa ditadura nos impôs”, completou a agora fugitiva da Justiça.