O delegado federal da Polícia Federal (PF), Valdecy Urquiza, foi eleito nesta terça-feira (5/11) pela Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow (Escócia), como novo Secretário-Geral da maior organização policial do mundo.
Ao ser escolhido pela maioria dos 196 países membros da Interpol para ocupar o mais alto cargo da organização, ele se torna o primeiro representante de um país em desenvolvimento a assumir esse posto nos 100 anos de existência da instituição transnacional.
Urquiza tomará posse na próxima quinta-feira (7/11), quando termina o mandato do atual Secretário-Geral, Jürgen Stock, da Alemanha.
O seu mandato será de cinco anos.
Reflexo
Para a PF, a escolha de Urquiza “reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial.”
Ainda segundo a PF, ela significa também, “o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol”.
Natural de São Luís (MA), Urquiza é formado em Direito. Ele chega à mais alta posição da polícia internacional com 43 anos de idade.
Atualmente, ele é Diretor de Cooperação Internacional da PF e, além de ter ocupado outros cargos relevantes dentro da PF, foi vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021-2024.
(*) Com informações da Polícia Federal