O presidente Lula acredita que a novela para fechar o acordo de reparação dos danos causados no rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), ocorrido em 2015, está nos seus capítulos finais.
A Samarco responsável pelo desastre que matou 19 pessoas e causou impactos ambientais irreversíveis, na Bacia do Rio Doce, entre Minas Gerais e o Espírito Santo, é controlada pela brasileira Vale e a britânica BHP Billinton.
Segundo Lula, tudo estará resolvido em um mês. A Vale não irá mais enrolar. “Vai ter que cumprir”, afirmou.
“É uma coisa que se arrasta há dez anos, vários compromissos, várias tentativas de fazer acordo, várias decisões judiciais, e a Vale não cumpre. Agora vai ter que cumprir. Aliás, a Vale está mudando a direção, eu espero que a nova direção da Vale seja mais cuidadosa, pense mais no desenvolvimento da Vale, porque a atual direção só quer saber de vender ativos, não quer saber de fazer novas pesquisas, de ter novos minerais. Então, eu acho que as coisas vão mudar para melhor. Até o começo de outubro, a gente vai ter o acordo da Vale para resolver o problema de Mariana e nós queremos utilizar o recurso para recuperar o que foi estragado, para cuidar do povo”, disse o presidente em entrevista à rádio Vitoriosa, de Uberlândia.
Será?
(*) Com informações da Agência Brasil