O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na manhã desta sexta-feira (18/7) a colocação de tornozeleira eletrônica no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A medida tomada é inédita em relação a um ex-presidente da República. Ela foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes precedida da autorização de dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente, incluindo a sede do PL, seu partido político.
A PF suspeitava que ele poderia buscar asilo em alguma embaixada, provavelmente junto à dos Estados Unidos, país onde o presidente Donald Trump, além de abrir uma guerra comercial contra o Brasil e tem disparado ataques sistemáticos contra o país, questionando o processo que envolve a trama golpista e acusando o Judiciário brasileiro perseguir Bolsonaro, promovendo uma “caça às bruxas”.
Por volta das 9h, Bolsonaro foi levado para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária onde foi colocada a tornozeleira eletrônica.
Além do uso da tornozeleira, Moraes adotou outras medidas cautelares contra o ex-presidente.
Ele está obrigado a ficar em casa entre as 19h e as 7h (uma espécie de prisão domiciliar); proibido de utilizar as redes sociais e de se comunicar com outros réus da trama golpista ou com embaixadores e diplomatas de outros países.
Dentre os réus que ele está proibido de manter contato está o seu próprio filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que encontra-se nos Estados Unidos desde 27 de fevereiro deste ano, conspirando contra o Brasil.
O ex-presidente que já havia tido o seu passaporte apreendido em fevereiro de 2024 (também por decisão do STF), não poderá também se ausentar da comarca do Distrito Federal (DF).
Respostas de 4
A decisão do ministro Alexandre Moraes é insuficiente. Poderia ter decretado a prisão do ex-presidente. Essa incerteza não está fazendo bem a ninguém.
Ótima atuação do STF,eu,estava preocupado com a fuga ou asilo do inelegível. Graças, começou seu calvário,para que aprenda que com o povo brasileiro, os que não são seu gado, não se brinca!
Especialista em criar problemas para si mesmo. Desde quando não comprou vacinas só faz besteira.
Fico matutando sobre o Brasil ter conseguido sobreviver a esta turma de insanos que governou e contínua aprontando. Somos fortes.