O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, nesta terça-feira (15), as listas com os seis candidatos às duas vagas em aberto na corte.
Uma lista é composta por três desembargadores federais, e a outra é formada por três nomes do Ministério Público (MP).
Chamou a atenção a ausência do nome do desembargador Rogério Favretto, do TRF4, que teria a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O magistrado ganhou notoriedade por ter concedido habeas corpus a Lula em 2018. O então ex-presidente estava preso por ordem da Lava Jato. A decisão de Favretto acabou sendo cassada pelo TRF-4.
Listas
As listas serão enviadas a Lula ainda nesta semana. Caberá a ele escolher os dois novos membros do tribunal, que ainda terão de ser aprovados pelo Senado.
Não há prazo para o presidente escolher os dois nomes.
Três mulheres e três homens disputam as indicações
Para a lista dos magistrados federais, foram escolhidos Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1); Daniele Maranhão Costa, também do TRF1; e Marisa Ferreira dos Santos, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).
Na lista dos integrantes do MP, foram eleitos Maria Marluce Caldas Bezerra, do MP de Alagoas (MPAL); Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre (MPAC); e Carlos Frederico Santos, do MPF.
Vagas
As vagas no STJ foram abertas com as aposentadorias das ministras Laurita Vaz, em outubro do ano passado, e Assusete Magalhães, em janeiro deste ano.
(*) Com informações do STJ