O governador Romeu Zema (Novo) disse nesta quarta-feira (16) que quer convidar o presidente Lula para visitar Minas Gerais em breve, e que ele será “muito bem-vindo”. Mas não seria o caso de ele, antes de fazer o convite a Lula, como se sabe, um nordestino natural do agreste pernambucano, se desculpar com o povo do Nordeste pelas falas reiteradamente ofensivas, discriminatórias e preconceituosas que tem dirigido contra aquela região?
Oportunidade
Seria uma boa oportunidade para o bolsonarista Zema fazer uma retratação pelos seus ataques absurdos. Entre outros impropérios proferidos, ele chamou o povo do nordestino, junto com os habitantes da região Norte, de “vaquinhas improdutivas”; acusou os seus estados de serem um peso para os ricos do Sul e do Sudeste do país, sugerindo o separatismo no país, e chegou a propor a construção de uma frente da direita do Sul/Sudeste contra a esquerda do Norte/Nordeste.
Agenda
Há oito meses como presidente e com uma agenda intensa, Lula ainda não pisou em Minas Gerais. Nesse mesmo período ele já percorreu ao menos 12 estados e visitou 17 países, do dia 1º de janeiro deste ano até o dia 15/8. Se forem incluídos os outros dois que ele visitou ainda como presidente eleito (Egito e Portugal, em novembro de 2022), Lula já terá ido a 19 países nos últimos 10 meses.
Caminhões
Zema estava ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) quando falou sobre o convite a Lula. Os dois participaram da cerimônia de entrega de caminhões e ônibus da montadora italiana Iveco destinados ao Programa de Renovação de Frota, ocorrida em Sete Lagoas (MG).