Trabalho foi o mais votado por médicos de 17 países e garantiu premiação de 500 mil euros

Calixcoca: pesquisa de vacina da UFMG contra dependência de cocaína e crack vence premiação

Premiação mostra a Faculdade de Medicina da UFMG na vanguarda da pesquisa científica na América Latina

Uma equipe de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi agraciada com o Prêmio Euro Inovação na Saúde, pelo desenvolvimento da “Calixcoca”, uma vacina contra a dependência de cocaína e de crack. O trabalho foi o mais votado por médicos de 17 países, superou outros 11 finalistas na América Latina e garantiu premiação de 500 mil euros à equipe da UFMG.  

A pesquisa é coordenada pelo professor Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina. A equipe conta com os professores Maila de Castro, da Faculdade de Medicina, Gisele Goulart, da Faculdade de Farmácia, Ângelo de Fátima, do Instituto de Ciências Exatas, e os pesquisadores Paulo Sérgio de Almeida, Raissa Pereira, Sordaini Caligiorne, Brian Sabato, Bruna Assis, Larissa do Espírito Santo e Karine Reis, vinculados ao Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde (NAVeS).

Estímulo

Para a reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, a conquista representa uma grande vitória para a comunidade de pesquisadores da UFMG e para a ciência brasileira. “A Calixcoca traz esperança porque se apresenta como uma importante alternativa de tratamento contra as drogas. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer, e esse prêmio nos estimula a continuar trabalhando para que a vacina cumpra todas as suas etapas de desenvolvimento”, afirmou.

Como funciona

O medicamento induz o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga em uma molécula grande, que não passa pela barreira hematoencefálica. O projeto já passou por etapas pré-clínicas, em que foram constatadas segurança e eficácia para tratamento da dependência de crack e cocaína e prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez em animais. 

Financiamento

A Calixcoca é financiada pelos governos federal e de Minas Gerais e com verbas de emendas parlamentares, e sua continuidade depende de novos aportes de recursos. O Prêmio Euro é organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que atua em mais de 20 países. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, na noite dessa quarta-feira (191/0).

(*) Com informações da Faculdade de Medicina da UFMG

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog