A BHTrans, empresa de transportes e trânsito da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), espalhou pela cidade diversas faixas, nos locais onde ocorrerão as concentrações e desfiles de blocos no Carnaval.
Uma boa iniciativa, pois, por meio delas ficamos sabendo que haverá mudanças nos estacionamentos ao longo de algumas ruas e avenidas.
O problema é que as faixas dão a informação pela metade. Elas informam vagamente: “Carnaval 2025 – Proibido Estacionar – Respeite a sinalização”.
De acordo com o que está escrito, os motoristas têm que se virar para saber os dias e os horários exatos previstos para as interdições.
Afinal, o período de Carnaval tem mudado nos últimos anos, com os foliões antecipando a folia. Na capital mineira, por exemplo, os blocos já estão nas ruas desde o final de semana passada.
Nos dias “oficiais” do Carnaval, também não se sabe a partir de que horas o estacionamento passa a ser proibido.
Daí, cabe a pergunta: já que a PBH vai gastar com faixas para dar uma informação de utilidade pública, o que é absolutamente necessário, por que ignorar o Carnaval antecipado e não informar de maneira mais completa?