O mercado financeiro dá mostras de que está cada vez mais otimista com o desempenho da economia brasileira. Depois de ver frustradas suas análises que apontavam para uma piora econômica, a partir da troca de governo ocorrida na virada do ano, os analistas dão mostras de que, sob Lula, o país está no caminho certo.
De acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central (BC), em um mês, a expectativa de crescimento projetada para o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos bens e serviços produzidos no país), para este ano, saltou de 2,14% para 2,24%.
Da mesma forma, as instituições financeiras consultadas pelo BC, que projetavam uma inflação de 5,12% para 2023, refizeram suas contas e já consideram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede a inflação oficial do país, fique estável, e encerre o ano em 4,95%.
No caso dos juros, a expectativa também é positiva. A Selic, segundo o boletim, deve terminar o ano com uma taxa de 12% – um recuo em relação aos 12,25%, esperados no espaço dos últimos 30 dias. Já o câmbio, a previsão feita há quatro semanas para a moeda norte-americana se manteve a mesma, com o dólar, que abriu esta semana valendo R$ 4,82, fechando o ano com uma cotação de R$ 5,00.
(*) Com informações da Agência Brasil