Organização Internacional do Trabalho alerta que a taxa deverá aumentar em 2024

Desemprego global recua para níveis pré-pandemia, mas…

Segundo a OIT, a taxa de desemprego entre os jovens é maior que a dos adultos

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta que apesar do recuo verificado no ano passado, a taxa de desemprego aumentará em 2024. A expectativa de piora do indicador, que deverá passar de 5,1% para 5,2%, consta do relatório que a entidade divulgou nesta terça-feira (10/1).

Segundo a OIT, embora o mercado de trabalho tenha mostrado resiliência, a recuperação da pandemia permanece desigual, com novas vulnerabilidades e crises prejudicando as perspectivas de justiça social. O relatório prevê um aumento estimado de 2 milhões de pessoas à procura de emprego em 2024. 

A renda disponível diminuiu na maioria dos países do G20 e, de modo geral, a erosão dos padrões de vida resultante da inflação é “pouco provável de ser compensada rapidamente”.

Além disso, diferenças importantes persistem entre países de renda mais alta e mais baixa. 

Enquanto a taxa de lacuna de empregos em 2023 foi de 8,2% em países de alta renda, chegou a 20,5% no grupo de baixa renda. Da mesma forma, enquanto a taxa de desemprego de 2023 se manteve em 4,5% em países de alta renda, foi de 5,7% em países de baixa renda. 

(*) Com informações da ONU News

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog