Indicação do futuro ministro será feita em agosto pelo presidente Lula.

Ex-presidente da OAB-MG disputa vaga no STJ

STJ enviará ao presidente Lula, a lista dos candidatos à vaga de ministro Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil.

O advogado e professor Luís Cláudio Chaves, ex-presidente da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), integra a lista sêxtupla formada pelo Conselho Federal da OAB para concorrer à vaga do Quinto Constitucional no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Chaves conta com o apoio do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e foi o segundo nome mais votado da lista. Além de comandar a OAB-MG, ele presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MG) e foi diretor de assuntos jurídicos do Senado.

Integra também a lista, a ex-vice-presidente da OAB no DF, Daniela Teixeira, que já foi a mais votada para vaga no TSE, mas acabou preterida por Bolsonaro. Ela encabeça a relação organizada pelo Conselho da OAB e tem o apoio da cúpula do PT.

Além dos dois, a lista reúne ainda o professor da USP Otávio Rodrigues, apoiado pelo ministro do STF, Dias Toffoli; o ex-ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) André Godinho; e os advogados Luiz Cláudio Allemand e Márcio Fernandes, esse último, ligado à indústria do tabaco.

Três desses nomes foram descartados pelo STJ. Os outros três finalistas da disputa, que começou com 34 nomes, serão encaminhados em agosto ao presidente Lula, que definirá qual deles ficará com a vaga que pertenceu ao ex-ministro Félix Fischer.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog