Representantes de 200 etnias que participam do evento Acampamento Terra Livre saíram em marcha na capital

Indígenas pressionam por demarcações de terras em Brasília

Além de garantir seus territórios, os povos originários querem assegurar outros direitos constitucionais, como o acesso à saúde e educação. Foto: Marcelo Carmago / Agência Brasil

Milhares de indígenas representando diversas etnias participaram de uma grande marcha na manhã desta terça-feira (23), em Brasília.

Eles reivindicam que o Estado brasileiro conclua os processos de demarcação dos territórios tradicionais indígenas e garanta os direitos constitucionais dos povos originários, como o acesso à saúde e educação de qualidade, entre outras reivindicações.

A marcha integra a programação do Acampamento Terra Livre (ATL) – mobilização que, anualmente, reúne milhares de participantes de centenas de etnias na capital federal e que começou, oficialmente, nessa segunda-feira (22).

“Esta é uma marcha de luta, de resistência, para reivindicarmos ao governo brasileiro, ao Estado, aos Três Poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário], que avance em nossos direitos. Principalmente em relação à demarcação das terras indígenas”, disse Kleber Karipuna, um dos coordenadores-executivos da Apib, durante a caminhada.

(*) Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog