O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, 58 anos, foi eleito nesta segunda-feira (22/4), em segundo escrutínio, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Ele conquistou 77 votos entre os 150 desembargadores votantes (147 presenciais e 3 remotos) e irá comandar o segundo maior tribunal do país no biênio 2024/2026.
O desembargador Maurício Torres Soares obteve 72 votos e ficou com a segunda colocação. Já a desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez ficou em terceiro lugar, com os 26 votos recebidos no 1º escrutínio,
O desembargador Marcos Lincoln foi eleito primeiro vice-presidente com 74 votos. Para os cargos de 2º e 3º vice-presidentes, foram eleitos, respectivamente, os desembargadores Saulo Versiani Penna, com 86 votos, e Rogério Medeiros, com 79 votos.
Já o desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, venceu a disputa para ocupar a Corregedoria Geral da Justiça, com 89 votos. A desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça foi eleita vice-corregedora-geral de Justiça com 77 votos.
Trajetória
Natural do Rio de Janeiro, o desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior se tornou, aos 58 anos de idade, o 56º presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Corrêa Júnior é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio De Janeiro (UERJ),Turma de 1987.
Ele ingressou na magistratura mineira em 1992 e passou por diversas comarcas no interior e na capital do Estado. A sua promoção a desembargador do TJMG ocorreu em outubro de 2012 . Em 1º de julho de 2022, tomou posse como Corregedor-Geral de Justiça do TJ de Minas Gerais.