O Brasil ostenta já há algum tempo, o lamentável título de maior consumidor de agrotóxicos do planeta. Agora, com a aprovação pelo Senado do chamado Pacote do Veneno (Projeto de Lei 1459/2022), a situação que já era alarmante, dos pontos de vista do meio ambiente e da qualidade dos alimentos, poderá piorar ainda mais.
Entre outros disparates, a lei aprovada flexibiliza o registro e o uso praticamente indiscriminado de agrotóxicos. Deixa brechas para a legalização de produtos ainda mais nocivos à saúde, inclusive cancerígenos (proibidos em diversos países), além de dificultar uma desejável transição agroecológica, que livre o país do deplorável título mencionado acima.
Cabe agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar o PL e impedir que mais produtos tóxicos sejam utilizados na agricultura e levados à mesa dos brasileiros.
O veto de Lula representará a esperança de uma vida mais saudável para todos e de um planeta menos contaminado.
2 respostas
O problema é que, mesmo se o Lula vetar, a Câmara com os ruralistas deve derrubar o veto…
Sim, infelizmente é verdade. Acredito, que só haveria uma chance: a pressão popular,com o povo nas ruas protestando e marcando posição. Políticos em geral, têm pavor do povo ir às ruas reivindicar alguma coisa.