A MG-290, que liga Pouso Alegre a vários municípios no sul de Minas, é um exemplo de descaso do governo Romeu Zema (Novo) com a população e com a economia local. Apontada como a pior rodovia daquela região do estado pela pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), há um trecho nela de quase 50 quilômetros, que vai até Inconfidentes, que se destaca negativamente.
Ele dá medo nos motoristas que são obrigados a transitar por lá e, por isso, ilustra bem a negligência da atual gestão com a infraestrutura estadual.
Desleixo seletivo
Um desleixo ao que tudo indica seletivo. Basta ver o que ocorreu na MG-428, que tem recebido toda a atenção de Zema. Ela liga Araxá, cidade natal do governador, até o “Rancho Zema”, na cidade de Rifaina (SP), na qual o estado mineiro colocou R$ 41 milhões para reformar os 107 quilômetros da estrada que levam ao sítio da sua família, conforme mostrou recentemente reportagem do Globo.
Trânsito intenso e perigoso
A MG-290 tem apenas duas pistas simples e muitas curvas. O trânsito de ônibus, caminhões e carros é intenso e perigoso. Mesmo assim, está sem manutenção e em péssimo estado há anos: não tem acostamento, falta sinalização adequada, a pintura nas pistas está apagada, as ultrapassagens são quase impossíveis e os buracos se sucedem, contribuindo para aumentar a insegurança e os riscos de acidentes.
Após negligenciar manutenção, Zema privatiza
Incapaz de investir ao menos na sua manutenção básica nos primeiros quatro anos de sua administração, Zema preferiu repassar essa responsabilidade para a iniciativa privada no final do seu primeiro mandato, promovendo a privatização da MG-290 e de outras rodovias na mesma região, em dezembro de 2022. Porém, passados sete meses da desestatização, justificada por ele na ocasião, como sendo a solução para o problema, a estrada continua do mesmo jeito, colocando vidas em risco e provocando atrasos no escoamento de produções.
A empresa vencedora do leilão chegou a anunciar o início do serviço de recuperação da MG-290 há quatro meses. Contudo, praticamente, nada foi ainda, exceto um serviço de roçagem que vem sendo executado aos poucos.
Obras não saem, mas pedágio vem aí
O que chama ainda mais a atenção é que, ao contrário das tão aguardadas obras de melhorias, os estudos para a cobrança de pedágios estão bastante acelerados e já têm até data para começar a funcionar em breve, ainda no segundo semestre de 2023. As cabines serão instaladas em Ouro Fino e Borda da Mata.