Ele é professor, jurista, advogado, filósofo, escritor e atua na promoção de direitos e defesa da diversidade social

Silvio Almeida no STF. Por que não?

Intelectual brilhante, Silvio Almeida reune todas as qualidades para ser ministro da mais alta Corte de Justiça do país Foto: Clarice Castro - Ascom/MDHC

Há ótimos nomes sendo sugeridos ou cogitados para suceder a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, de mulheres e de homens, negros (as) ou brancos (as), com perfis mais ou menos progressistas.

Porém, há um que ainda não foi lembrado e está passando despercebido, mas que mereceria maior atenção, por reunir todas as credenciais e qualidades necessárias para ocupar o posto na mais alta Corte de Justiça do país. Um nome que se o presidente Lula indicasse, certamente, iria surpreender positivamente o país.

Trata-se do seu ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, um intelectual brilhante, que qualificou o ministério e está desempenhando um importante papel na promoção dos direitos humanos e na defesa da diversidade social brasileira.

Saber jurídico

Silvio Almeida possui largo saber jurídico. Além de filósofo, ele é jurista, advogado e professor universitário. Também é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutor e pós-doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

É ainda professor visitante da Universidade Columbia e pesquisador da Universidade Duke, ambas nos Estados Unidos, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade São Judas Tadeu.

Há mais de 20 anos, Almeida atua nas áreas do direito empresarial, do direito econômico e tributário e dos direitos humanos. É autor das obras “Racismo Estrutural”, (São Paulo: Pólen Livros, 2019); “Sartre – direito e política: ontologia, liberdade e revolução”, (São Paulo: Boitempo, 2016); e “O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe”, (São Paulo: Alfa Ômega, 2006).

Ele presidiu o Centro de Estudos Brasileiros do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), bem como o Instituto Luiz Gama (SP), organização de direitos humanos voltada à defesa jurídica das minorias e de causas populares.

Em 2021, foi o relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no país.

Expoente

Nascido em São Paulo (SP), Silvio Almeida é um dos principais expoentes no ministério do governo Lula, onde tem atuado com enorme brilhantismo, malgrado os enormes desafios que tem enfrentado.

Sem dúvida alguma, a eventual ida dele para o STF, iluminaria e oxigenaria a Corte, que ganharia em diversidade e ampliaria a sua representatividade.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog