O tão aguardado julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que poderá selar o seu destino político, tornando-o inelegível pelos próximo oito anos, já tem data para acontecer: será no próximo dia 22 de junho, numa quinta-feira, conforme decisão anunciada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.Bolsonaro será julgado pelos ataques que fez contra o sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores ocorrida em julho de 2022. Na ocasião, o então presidente, sem apresentar prova alguma, desacreditou a integridade das eleições e lançou dúvidas sobre a eficiência das urnas eletrônicas.
Moraes resolveu colocar o caso em pauta, depois que o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso no TSE, concluiu a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e a iberou para ir a julgamento no dia 1º de junho.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) já havia se manifestado no mês passado favoravelmente à condenação de Bolsonaro por abuso de poder político, sugerindo que ele seja impedido de concorrer nas eleições de 2026 e 2030.