Trio grava vídeo para comemorar o fim da exigência de vacina para a matrícula na rede estadual de ensino

Zema, Cleitinho e Nikolas atacam vacina e dão mais um péssimo exemplo ao país

Senador Cleitinho (e), Zema e deputado federal Nikolas: unidos na campanha criminosa de desinformação. Reprodução Instagram

Conhecido nacionalmente pelas asneiras que profere, o governador Romeu Zema (Novo) saiu-se com mais uma neste domingo (4/2). Desta vez, se valeu de um vídeo gravado ao lado do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para, juntos, comemorarem a desobrigação da vacinação no estado e confundirem a população.

“Em Minas, todo aluno, independente de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas”, afirma Zema, em alto e bom som, no vídeo que teve como mote o início do ano letivo nas escolas do estado.

O trio, assumidamente bolsonarista, adota a mesma bandeira negacionista empunhada pela extrema-direita durante a pandemia, que teve na figura do então presidente Jair Bolsonaro (PL), o porta-voz da campanha antivacina que causou sofrimento e morte a milhares de brasileiros.

Assim como as falas de Bolsonaro à época, também as afirmações de Zema e dos dois representantes mineiros no Congresso Nacional, são criminosas. Elas afrontam a Constituição, que estabelece o dever dos governos de cuidarem da saúde pública; desinformam a sociedade de um modo geral e põem em risco a saúde e a vida de crianças e adolescentes.

Compartilhamento

O vídeo foi compartilhado nas redes digitais/sociais dos três políticos mineiros. Somados, eles têm mais de 15 milhões de seguidores no X (ex-twitter), YouTube e no Instagram. Esse número dá uma ideia do tamanho do perigo e do estrago que uma mensagem negacionista como essa pode causar junto à população.

“Começo de ano, começo de ano letivo, e estamos aqui para, mais uma vez, garantir a liberdade de todos os alunos de Minas Gerais”, diz o deputado Nikolas. 

Também o senador Cleitinho diz que “somos a favor da ciência, a favor da vacina, mas também somos a favor da liberdade”.

Ignorância

Zema, Cleitinho e Nikolas ignoraram os quase 800 mil mortos que a pandemia do Covid provocou no Brasil. E fazem questão de ignorar agora, o surto histórico de dengue que está atingindo o país neste momento.

Belo Horizonte, por exemplo, capital do estado que sustenta o trio político, está com seus hospitais públicos e privdos lotados de pessoas com sintomas de dengue. Pelo menos duas pessoas já morreram em decorrência da doença e há, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quase 10 mil casos notificados pendentes de resultados de exames laboratoriais e avaliações epidemiológicas.

Desserviço

O discurso antivacina do governador e dos outros dois parlamentares é um desserviço para a população. Ele vai na contramão de todas as orientações do Ministério da Saúde e dos esforços do governo federal, que lançou no ano passado o programa Saúde com Ciência, uma iniciativa inédita em defesa da vacinação e voltada ao enfrentamento da desinformação.

O programa faz parte da estratégia para recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso, ocorrido nos anos de 2021 e 2022, quando foram registrados os piores índices. Para as autoridades da Saúde, a propagação de fake news e de desinformação, como é ocaso dessa propalada pelo trio mineiro, é um dos fatores que mais contribui para a baixa adesão da população às campanhas de imunização.



Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog